...

...

Autora sugere guia de desenvolvimento humano com "O PDI de Cristo"

Publicada em: 08/12/2025 17:03 -

 

Érica Belon mostra como treinar equipes usando metodologia de Jesus para desenvolver apóstolos

 

O método de Jesus para montar e desenvolver seu time de apóstolos pode servir também para as organizações contemporâneas, segundo o "O PDI de Cristo", de Érica Belon. Doutora em Administração de Negócios, a autora apresenta uma abordagem inovadora do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), mostrando a ferramenta corporativa como uma jornada espiritual e científica, no livro lançado pela Editora Chave Mestra. O objetivo é o equilíbrio entre razão, emoção e fé, com a proposta de um caminho de instrução, libertação, propósito e transformação.

 

Atuante na área de conteúdo digital, as orientações de Érica Belon já alcançaram mais de 70 milhões de pessoas em cinco continentes, com mensagem para o desenvolvimento humano e  gestão de negócios. Para a autora, que também é consultora e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Psicologia Organizacional e Neurociências,  líderes e profissionais de RH devem se inspirar em "O PDI de Cristo" na formação de equipes. 

 

"Os líderes passam a entender que o processo de desenvolvimento das pessoas não se resume apenas a treinamentos, mas na correlação com a descrição do cargo e visão do negócio. O profissional do RH pode passar a compreender suas responsabilidades nessa jornada de transformação de pessoas. A proposta é conscientizá-los que não adianta só palestras motivacionais, cursos on-line sem alinhamento e sem nenhum conhecimento num método. A chance de ter resultados é praticamente zero! Empresários estão cansados de investir e não obter nenhum resultado."

 

Com mais de 35 anos de experiência aplicando consultorias a empresas de diversos portes e segmentos, nacionais e internacionais, Érica Belon conta que algumas organizações, por falta de conhecimento, acabam construindo uma colcha de retalhos no processo da gestão: 

 

"Elas contratam uma consultoria para estruturar Planos de Cargos e Salários, outra para Processos de Recrutamento e Seleção, uma terceira para Gestão de Carreiras, e outra para aplicar o PDI. E por aí vai. Esses remendos que são feitos fazem com que a área de RH e os empresários acreditem que a falta de resultado está na nas habilidades que os funcionários não têm, e com isso, contratam a implantação de uma universidade corporativa. Essa desconexão fica clara nas minhas reuniões estratégicas com os executivos das empresas." 

 

Para a especialista, "O PDI de Cristo" pode trazer soluções para essa demanda. Ao citar passagens bíblicas e características de cada apóstolo, a autora indica que caminhos traçados há mais de dois mil anos continuam atuais, como explica neste trecho do livro: 

 

"A gestão empresarial mostra que empresas que investem em inteligência emocional colhem equipes mais engajadas, inovadoras e resilientes, fruto de feedbacks estruturados e certeiros durante o processo de desenvolvimento profissional. Um PDI sem inteligência emocional é como uma casa sem alicerces. Jesus nos ensinou que desenvolver pessoas é moldar não apenas competências, mas também caráter e propósito. A ciência confirma e a gestão traduz-se em práticas que tornam indivíduos e organizações mais resilientes, produtivos e humanos."

 

Sobre a autora: doutora em Administração de Negócios pela UNIMEP (Piracicaba-SP) e com certificações internacionais em instituições europeias, Érica Belon é mestre em Educação pela UNISAL (SP) e especialista em Neurociências. Possui pós-graduações em Psicologia, Gestão de Pessoas e Negócios. Atuou por mais de 20 anos como pesquisadora e professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação. Hoje, também é empresária e consultora de negócios.


 
 
 
Por Renato Guima
assessoria de imprensa e conteúdo
Cultura da divulgação
Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...