...

...

Movement Day São Paulo, ação integrada para impacto social tem segunda edição em agosto

Publicada em: 01/07/2025 16:17 - Reino de Deus

 

Projeto internacional quer influenciar a cidade por meio da formação de líderes dentro e fora das igrejas em ações coordenadas que objetivam atingir bairros da periferia, por meio da atuação de redes de transformação social. 

 

Os números crescentes de violência, desigualdades sociais, famílias em vulnerabilidade cresce em São Paulo à medida de sua dimensão física e populacional.  Segundo dados do último censo do IBGE, são mais de 674 mil pessoas em situações de exposição a riscos, sem falar da alta da criminalidade - agravada após a pandemia -, desemprego, mortalidade infantil, falta de acesso à cultura e taxas de escolarização que ainda não abrange a totalidade das crianças e adolescentes. Para fazer frente a tantos desafios, uma iniciativa denominada Movement Day, que já ocorre em mais de 300 cidades em todo o mundo, terá sua segunda edição em São Paulo entre os dias 20 e 23 de agosto, com o foco em criar agendas práticas para ajudar a população nos próximos 10 anos, além de formar líderes com visão e capacitação para atuar frente às questões. O tema de 2025 é “Existe amor em SP”.

 

Segundo Samuel Lima, coordenador do evento no país e pastor da Igreja Mosaico, o movimento pretende agregar líderes de diferentes setores, como igrejas, ONGs, poder público, empresas e universidades. “Somos uma iniciativa cristã com o foco na unidade da igreja em torno de temas relacionados ao sofrimento humano, mas queremos contar com a participação de pessoas de diversos espaços que possam contribuir e fomentar projetos voltados à população”, diz, apontando que a ação quer atingir os bairros periféricos, com a criação de redes nas pequenas igrejas em espaços para a transformação cultural, fomento do empreendedorismo e cuidado integral com as famílias. “O Movement Day atuará como uma organização estrutural criando agendas, incubadoras, e ao final será mensurado o impacto com a divulgação dos resultados”, sinaliza.

 

Serão seminários, fóruns, cujo objetivo é informar e desafiar, propondo novos rumos aos temas sensíveis da cidade e um programa de capacitação de scholars, líderes que serão preparados para implementar uma estratégia de longo prazo para os problemas locais. A programação inclui ainda um seminário de apresentação das oportunidades e desafios levantados, seminário Líder Hospitaleiro, tour pela cidade de São Paulo, fórum sobre temas como Fé e Trabalho e Novas Gerações, e o Fórum de Fé, Justiça e reconciliação racial. No dia 16 de Agosto acontecerá ainda a “Running for Cities” corrida de rua com o objetivo de gerar conscientização e engajamento com a cidade.  

 

A proposta do evento não é só inspirar nem levantar questões graves que afetam a cidade, mas também alinhar concretamente o que pode ser feito para atingir cada um dos pontos a ser trabalhados visando ajudar a população em diversas necessidades. “Queremos ser um movimento não só inspiracional mas também delinear ações práticas para quem estiver interessado em atuar junto à população em suas mais diversas demandas”, conclui Lima.

 

Sobre o Movement Day

 

O Movement Day é uma iniciativa global originada em Nova York nos anos 1980, quando organizações religiosas se uniram em oração para multiplicação de igrejas na cidade à época com graves problemas sociais. Foram iniciados os chamados Concertos de Oração, com um resultado duas décadas depois de um aumento de 300% nas igrejas em Manhattan, ao mesmo tempo em que foram implementados programas de capacitação de líderes cristãos, organizações sem fins lucrativos e mercado de trabalho. O modelo de sucesso foi replicado pelo mundo visando lançar e acelerar movimentos evangélicos que apoiam o florescimento espiritual e social dos centros urbanos.

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...