Marcela Taís aposta na tendência vintage e no rock dos anos 60 no single “Copinho de Extrato de Tomate”
Cantora é um dos fortes nomes do folk e do indie no segmento gospel e faz sua estreia no cast da Onimusic
Com uma carreira iniciada em 2011, Marcela Taís é uma das referências quando o assunto é o folk e o indie dentro do segmento gospel. Com uma música cheia de poesia, ela alcançou popularidade principalmente entre o público mais adolescente por cantar sobre a vida em seus altos e baixos e sobre o amor.
E é com toda essa bagagem e poesia que a cantora chega para somar ao cast da Onimusic, onde quebra um hiato de quatro anos lançando um single que traz o curioso nome “Copinho de Extrato de Tomate”.
A canção surgiu como um poema em 2017, quando Marcela ainda estava solteira. A cantora se casou em 2019 com o músico Samuel Antunes e, em 2022, os versos ganharam melodia e arranjos durante a pandemia. Em 2024, prestes a dar à luz à filha Serena, “Copinho de Extrato de Tomate” foi finalizada e gravada.
- A escolha da música tem tudo a ver com esse momento de volta porque ela fala justamente sobre superação, sobre como Deus coloca tudo de volta no lugar, nos refaz depois de quebrados e nos dá novos sonhos. Eu assino a composição e produção, mas tive parceiros essenciais para o resultado final. Um parceiro já antigo na criação das melodias e arranjos que é o Tobias Adoniran, que tocou por anos na minha banda e entende bem os caminhos malucos da minha cabeça. Outro que chamei já na fase final e que inclusive gravou as guitarras foi o amigo Alexandre Magnani que acabou acrescentando arranjos e dicas bem legais nas gravações. O estilo lembra o rock dos anos 60 mas tem uma pegada “vintage moderna” que eu fui colocando experimentações - detalha Marcela.
Juntamente com a música, a cantora também lançou o videoclipe em seu canal no YouTube, que segue esse estilo vintage na estética da produção, com direito à banda e vários elementos visuais que se encaixam na história, além da participação do marido da artista. Quem assistir vai poder conferir Marcela Taís nas últimas semanas de gestação, mas mesmo assim ela não mediu esforços na hora de entregar sua performance a cada take.
- Eu sabia desde o ínicio que este clipe deveria carregar o mesmo tom “humorado dramático” que a canção já expressava e sempre o imaginava num fundo branco com integrantes da banda expressando comigo as emoções descritas na canção. Por isso, eu precisava ter alguém na direção com visão bem artística e poética para organizar e dar vida a essas ideias. Convidei o Rodrigo de Paula que, juntamente com a Sarah Martins, da SARÇA films, assinarem “Copinho de Extrato de Tomate”. Inclusive ele já dirigiu outros clipes meus e juntos temos ideias muito legais - destaca a artista.
NOVA FASE E PROJETOS EXPERIMENTAIS
Sobre os próximos projetos, Marcela Taís revela que “Copinho de Extrato de Tomate” faz parte de um EP que ela considera bem experimental e que trará poemas que ela escreveu e que ainda não haviam virado música.
- São canções bem do meu “Acervo pessoal” se assim posso dizer, que foram nascendo em momentos bem diferentes da minha vida, bem na pegada poética, despretensiosa e orgânica que gosto de compor. São canções que fiz sem a pressa de cumprir um lançamento e acabaram carregando muita liberdade criativa. Neste EP teremos, por exemplo, uma canção com estilo sertanejo raiz, com viola caipira que eu amo, falando sobre relacionamento de pais e filhos e será uma realização pessoal em memória da minha infância e origem sul-mato-grossense. Estou trazendo muitas experimentações. O que não deixa também de ser já marca do meu trabalho que é misturar e criar dentro de estilos que eu curto. Eu gosto muito do folk e está também em minhas raízes, mas eu me sinto muito mais empolgada e livre agora para fazer as melodias, ritmos e arranjos, deixando fluir ainda mais os sons que tocam dentro da minha cabeça e alma - detalha a cantora.
Em relação aos temas que estarão presentes no EP, Marcela Taís pretende falar sobre “assuntos propícios a este tempo presente, o qual tem nos sufocado e diluído verdades”.
- Quero que minhas canções nesta minha nova fase deem palco ao puro, ao que é verdadeiro, ao belo, ao que é louvável, ou seja, reforçar os valores originais que vêm de Deus, que são os únicos meios de alcançar sanidade espiritual, mental e manter os relacionamentos vivos em tempos tão mentirosos. Irei abordar sobre a Graça de Deus como a única forma de trazer graça à vida, continuarei falando sobre relacionamentos incluindo de casados e também pais e filhos, falarei das emoções e a necessidade de Deus na cura delas e o quanto precisamos mais depender dEle para sobrevivermos estes tempos. Foi o repertório mais fácil de definir porque, como disse, desta vez eu não compus para um lançamento, eu já tinha um acervo com várias canções e escolhi as que mais senti fazerem parte deste momento.
Sobre a entrada na Onimusic, Marcela explica o que pesou em sua decisão de assinar com a gravadora que conta com nomes da adoração em seu cast, como Gabriela Rocha, Gabriel Guedes, Diante do Trono e Isaías Saad, e também artistas com um estilo mais alternativo e regional, como Rodolfo Abrantes, Coletivo Candiero, Milena Pina, Pagode Restaura e Sarau do Reino.
- Hoje com a Onimusic estamos em parceria com a distribuição digital de todas as minhas canções e duas coisas aconteceram que foram chave. A primeira é que eu estava vindo de uma experiência muito negativa com o selo que administrou meus trabalhos anteriores. Então eu sabia que quando fosse o momento de “voltar”, eu não queria mais lidar com abusos. A Oni é uma empresa sólida e cantores amigos me deram boas referências - relata.
BURNOUT, CASAMENTO, MATERNIDADE E SUPERAÇÃO
Com três álbuns já lançados - “Cabelo Solto” (2011), “Moderno à Moda Antiga” (2015) e “Não Sou Tão Forte” (2021), Marcela coleciona hits em sua carreira. Canções como “Não Tenho o Dom”, “Escolhi Te Esperar”, “Pequenas Alegrias”, “Ame Mais, Julgue Menos”, “Menina Não Vá Desanimar”, “Vai Passar Rápido” e “Sobrevivi” são só alguns dos hits da artista, que revela ter tido um início desafiador e enfrentou momentos que ela considera tóxicos ao longo da carreira.
- Nesses quase 15 anos eu suportei situações muito pesadas, abusivas, sofri injustiças, fui até roubada literalmente em meus direitos, passei muita coisa e ser mulher jovem e solteira me deixava ainda mais vulnerável infelizmente. Eu amo meu ministério mas a “carreira” foi emocionalmente e, muitas vezes “espiritualmente” tóxica, pois pessoas acabam misturando negócios e a fé para manipulação. Então, após dez anos intensos, acabei tendo episódios de burnout e não estava bem de saúde quando entreguei meu último álbum. Neste período eu conheci o Samuel e foi ele quem me levou para cuidar da saúde e até a uma psicóloga. Casamos e veio a pandemia e Deus me levou para um descanso total, um período necessário que me prepararia para uma fase muito difícil a seguir com a perda da minha mãe. Foi aí que decidi de vez me refugiar no cuidado da família e ter uma vida mais leve. Eu nunca pensei em parar de cantar, mas foi totalmente necessária esta pausa. Hoje entendo a carreira de uma forma diferente. Agora sou esposa, mãe e empresária também, tenho sonhos novos, projetos e compromissos acontecendo juntos e acho que isso na verdade trouxe uma Marcela muito mais evoluída, segura e ainda mais independente de opiniões e, o mais importante, que compreende inclusive os próprios limites e isso é essencial se realmente desejamos ir mais longe.
Paralelo à música, Marcela Taís aproveitou para desenvolver seu lado empresária. Em fevereiro de 2023, ela e Samuel lançaram a Poeticamente, que se apresenta como “uma marca de produtos com poesia”. Com uma linha de joias e semijoias, a loja traz uma coleção de colares, brincos, pingentes e aneis, a marca preza por um resultado que vai além de venda de produto, proporcionando experiências, que vão desde a qualidade, beleza e criatividade do produto, quanto às elegantes embalagens e o atendimento e respeito ao consumidor.
A Poeticamente tem um espaço físico e um ateliê em Campinas, em São Paulo, mas conta com revendedoras em diversos estados e uma loja online no site www.poeticamente.com.br.
E, em relação ao futuro, Marcela pretende priorizar a maternidade e concluir a faculdade de Psicologia assim que possível. Mas é claro que a música também está na sua lista de coisas importantes a seguir fazendo.
- Tenho diversas canções, das mais diversas temáticas inclusive. A propósito minhas canções românticas prediletas ficaram guardadas e sinto que chegou a hora delas. A Serena também me inspira muito, já tenho nossas musiquinhas “secretas” que componho para ela e nos divertimos juntas. Isso também tem me dado boas ideias. Eu não pretendo voltar com uma carreira mirabolante e acelerada, pretendo sim fazer ainda algumas agendas e cantar por aí, mas com certeza agora num ritmo e num planejamento próprio que me permita continuar tendo uma vida leve e, é claro, minha vida privada - conclui.
Ouça o single “Copinho de Extrato de Tomate”, de Marcela Taís, nas plataformas digitais: https://onilnk.com/l/MarcelaTais_CopinhoDeExtratoDeTomate
Assista ao clipe de “Copinho de Extrato de Tomate”, de Marcela Taís, no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=mHiB6hqNRro