Josh Newell – Diretor Executivo Projeto Filme Jesus - fala sobre a importância do legado deixado por histórias contadas de geração em geração
O diretor ressalta que toda iniciativa pode mudar jornadas
O Projeto do Filme Jesus permanece profundamente enraizado em seu legado ao se concentrar ativamente no futuro. A equipe de produção e divulgação do filme se mostra comprometida com a missão fundamental: levar a história de Jesus a todos, em todos os lugares – e isso inclui as gerações vindouras – fazendo a parte que lhes cabe como membros do corpo eterno de Cristo.
Confira artigo exclusivo escrito por Josh Newell com uma mensagem inspiradora sobre chamado, obra e legado:
"Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo." 1 Coríntios 12:12, Nova Versão Internacional
Frequentemente, vemos essa passagem bíblica sendo compartilhada no contexto da igreja para celebrar a quantidade de pessoas, origens, talentos e personalidades que compõem o corpo de Cristo. O texto ressalta os papéis distintos que cada um dos remidos desempenha em trazer o Reino de Deus à terra, e evoca em nós um sentimento de pertencimento a uma igreja global, que está em constante movimento. Também me lembra que nós, que seguimos a Cristo hoje, somos enriquecidos pelas contribuições dos crentes que vieram antes de nós, abrindo caminho.
Os cristãos de épocas passadas firmaram uma base sólida para os crentes contemporâneos. A igreja primitiva preservou e fez circular os textos sagrados, garantindo a sobrevivência e acessibilidade da Bíblia para as gerações futuras. Missionários se lançaram em territórios desconhecidos, expandindo a fé e promovendo intercâmbios interculturais. Eles usaram a tecnologia e os recursos disponíveis de sua época – desde estradas romanas, para alcançar novas comunidades, até a Prensa de Gutenberg para produzir Bíblias. Esses esforços coletivamente nos permitem, como cristãos do tempo presente, continuar a missão de fazer discípulos.
Como os crentes de ontem, nós também devemos cumprir nossos papéis para garantir que as gerações futuras herdem um forte legado e continuem o trabalho cristão. Estou muito ciente da responsabilidade do legado que recebemos.
Quarenta e cinco anos atrás, cristãos que desejavam alcançar o mundo com a história do evangelho fizeram um filme sobre a vida de Jesus Cristo. Desde então, este filme foi traduzido para mais de 2.000 idiomas, alcançando mais de 11 bilhões de pessoas e influenciando inúmeras vidas e comunidades mundo afora. Esse filme é o filme JESUS.
De aldeias remotas a cidades urbanas em seis continentes, relatórios do campo missionário global testemunharam que o filme JESUS tem sido categórico para trazer pessoas a Cristo, formar novas comunidades cristãs e até mesmo promover a paz em áreas de conflito.
Nos anos sessenta, por exemplo, Luis* foi um dos primeiros em sua região do México a se tornar um seguidor de Jesus. Depois de aceitar Jesus em sua vida, ele começou a pregar o evangelho em sua aldeia. Quando o filme JESUS foi lançado, em 1979, ele realizou exibições da obra para o povo mixteca. Na época o longa ainda não havia sido traduzido para a língua mixteca – por isso, Luis traduzia cada cena sozinho. Seu filho, Aldo, lembra-se de ver seu pai carregando projetores de dois rolos, levando-os para mais de 80 aldeias indígenas para exibir o filme JESUS.
Hoje, Aldo segue o exemplo de seu pai e continua o legado de compartilhar as boas novas. Ele diz: "Esta nova geração de jovens, temos um legado para continuar, continuar compartilhando a palavra, fazendo uso de tecnologia e ferramentas".
Em 2021, Aldo, seu pai e um grupo de jovens perceberam Deus levando-os a trazer a mensagem de Jesus a ainda mais grupos indígenas. Eles usaram projetores portáteis para exibir versões traduzidas do filme JESUS nas línguas mixtecas e outras línguas indígenas, e viram muitos firmarem sua fé em Cristo.
"Las formas cambian, la misión no", compartilhou Aldo. A maneira como fazemos o ministério muda, a missão não.
Quando penso em legado, penso em histórias como esta. O impacto duradouro do filme JESUS de 1979 é inspirador, e, à medida que as novas gerações surgem, a missão cristã permanece a mesma. Nosso trabalho deve continuar”.
1. Sobre o filme JESUS
JESUS é um novo filme animado sobre a vida de Jesus, projetado para alcançar famílias, novas gerações e pessoas de todas as idades com a história do Filho de Deus.
Ancorado nos Evangelhos Cristãos, o filme reimagina o filme JESUS de 1979, usando grande parte de seu diálogo em um roteiro modernizado. O novo filme estará disponível em mais de 2.000 idiomas! JESUS se baseia no impacto global da obra original e em mais de 40 anos de trabalho de tradução da Bíblia, produções em línguas diversas e relacionamentos fortes com parceiros de ministério, ajudando a alcançar a todos, em todos os lugares.
2. Sobre o Projeto Filme Jesus
O Jesus Film Project® éter como propósito compartilhar Jesus com o mundo porque acredita que todos, em todos os lugares, devem ter acesso ao Seu amor e perdão que transformadores. É por isso que, pela graça de Deus e com a ajuda de seus parceiros, seus filmes cristãos estão disponíveis em mais de 2.000 idiomas diferentes. Eles são produzidos para quebrar barreiras linguísticas e de alfabetização, para que qualquer pessoa possa assistir – não importa onde esteja no mundo. Eles têm como objetivo alcançar a todos, em todos os lugares, com foco especial nas áreas do mundo que têm menos acesso ao evangelho. E à medida que o mundo muda, o seu time inova, se adapta e usa novas tecnologias para alcançá-lo com a história da redenção.
Para saber mais sobre o filme JESUS, visite jesus.film.
Para mais informações sobre o artigo, entre em contato com: valentes@valentes.org