ADRA planta mais de 40 mil mudas de árvores nativas por meio de projeto ambiental
Iniciativa beneficia comunidade do sítio Xique-Xique, em São Benedito, Ceará.
Cerca de 20% das espécies florestais do Planeta Terra vivem no Brasil, especialmente na Floresta Amazônica, e estão constantemente ameaçadas pelo desmatamento. Em 2023, o país perdeu cerca de 10.000 km² de cobertura florestal na Amazônia, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Esse número evidencia a urgência de medidas eficazes de conservação, já que as florestas desempenham um papel crucial na captura de carbono, na manutenção da biodiversidade e na regulação do clima, sendo essenciais para combater as mudanças climáticas e preservar os recursos naturais para as futuras gerações. Elas são fundamentais, ainda, para a manutenção da biodiversidade, além de desempenharem funções sociais e econômicas importantes aos seres humanos. Florestas também podem contribuir com oportunidades de geração de emprego e renda.
Dia de Proteção às Florestas
Essa conscientização é projetada com mais avidez em 17 de julho, Dia de Proteção às Florestas, que celebra a importância da preservação das matas nacionais e internacionais. A data foi escolhida em virtude do Dia do Protetor das Florestas, o Curupira, personagem emblemático do folclore brasileiro, conhecido por cuidar das matas do país.
Diante desse cenário, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), coordena o projeto Plantando Esperança, que desde janeiro de 2015 promove o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental sustentável à população de São Benedito, no Ceará, sobretudo na localidade do sítio Xique-Xique.
O projeto beneficia agricultores familiares, produtores rurais e proprietários de pequenas propriedades às margens do Rio Pimenteiras. De acordo com o coordenador do Plantando Esperança, Armando Ferreira de Paiva, a iniciativa amplia o viveiro de mudas, produz adubos e alimentos orgânicos e estimula o crescimento do agronegócio e da cidadania da população por meio da inclusão social. “Com esse projeto, o Núcleo ADRA Ceará busca atender as famílias de agricultores que residem no entorno do sítio Xique-Xique com uma horta comunitária. Depois da colheita, os envolvidos são beneficiados com os produtos. Existe também um poço onde é desenvolvida a psicultura de tilápia, com o objetivo de atender algumas famílias carentes da região”, explica.
Paiva acrescenta que o projeto pratica o reflorestamento da mata ciliar, com o plantio de mudas de árvores nativas. Além disso, são realizados eventos nas escolas e igrejas, com palestras de conscientização para adolescentes, jovens e adultos. Depois das palestras, os participantes são convidados a se unir em um grande mutirão de plantio de mudas.
Parcerias e profissionais
O projeto conta com a parceria da Prefeitura de São Benedito – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos e Câmara de Vereadores –, além da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Benedito, Ação Solidária Adventista (ASA) da Igreja Adventista do Sétimo Dia e comerciantes locais.
Plantando Esperança também tem a participação de um grupo de profissionais que auxiliam em todas as ações. O grupo possui um engenheiro agrônomo, um técnico agrícola, um assistente social, cinco agricultores e um técnico em gestão de cooperativas.
Ações do projeto
Veja, a seguir, as ações já realizadas pelo projeto, que em São Benedito já plantou mais de 40 mil mudas de árvores nativas:
• Perfuração de um poço artesiano em Xique-Xique, para abastecer a comunidade com água potável;
• Distribuição de dez caixas de frutas, legumes e verduras;
• Doação de 40 pares de calçados e centenas de peças de roupas para crianças, jovens e adultos;
• Entrega de 30 cestas básicas;
• Doação de centenas de unidades água mineral;
• Sopão solidário para garis e famílias (80 pessoas atendidas);
• Instalação de contrapiso numa casa;
• Atendimento voluntário em ações sociais (psicóloga, farmacêutico, nutricionistas, terapeuta e enfermeira);
• Desenhista para ensinar dezenas de crianças;
• Dezenas de cortes de cabelos gratuitos, com dois cabeleireiros,
• Pagamento de 18 diárias para a produção e confecção de mudas nativas da região da Ibiapaba;
• Plantio de 1.345 mudas de palmeira leque, 340 mudas de árvores da felicidade, algumas de flamboyant vermelho e 315 mudas de amora miúra;
• Compra de 50 caixas de esterco para a produção de mudas;
• E outras ações.
As ações do projeto visam atingir algumas metas, como estimular 90% da população local a produzir mudas, adubos e alimentos orgânicos, incentivar 90% da população local a partir do reflorestamento das matas ciliares, promover 95% das ações agroecológicas e estimular 70% do agronegócio sustentável.
Como começou
A iniciativa surgiu com o agricultor Armando Freire, que sempre quis fazer mais pelo meio ambiente e passou a produzir mudas. “Comecei com pequenos passos, plantando algumas árvores. Fui aos poucos mobilizando a comunidade e consegui apoio. Atualmente, plantamos centenas de mudas em um único dia. Uma vez que as nascentes têm as matas ciliares, elas proporcionarão vida. Nosso objetivo é resgatar as nascentes, fazendo com que elas sejam perenes e não venham a secar. Cada passo que damos com o projeto, é uma sensação de dever cumprido”, enfatiza.
Segundo o diretor da ADRA Ceará, André Lima, o sonho de Armando recebeu apoio da agência humanitária, por meio da criação do projeto que hoje é uma referência na área de meio ambiente, conservação ambiental e recuperação da mata ciliar. “Esse trabalho tem sido muito significativo no cuidado com as famílias de agricultores que têm os seus terrenos, mas que às vezes não sabem aproveitar todo o potencial que a natureza já oferece. Nossa gratidão a Deus e ao Armando, que tem sonhado e batalhado para que esse projeto avance cada vez mais. Nós nos alegramos muito com os resultados já alcançados, as árvores já plantadas e os rios que já foram recuperados. Deus seja louvado”, compartilha Lima.
Para contribuir com o projeto Plantando Esperança e outras iniciativas da ADRA Ceará, basta a doação de qualquer valor para os dados abaixo:
ADRA Regional Ceará
Banco Bradesco
Agência: 3201
Conta Corrente: 48110-6
CNPJ: 15.778.957/0004-83
PIX: pix.adra.ace@adventistas.org
Contato: (85) 3304-0622