Calmará lança o single “araforma” com a participação de Salomão do Reggae

Nova música de trabalho homenageia os mais de 500 anos da Reforma Protestante

Quarteto formado por Marcellus, Filipe, Sereno e Bennett, o grupo Calmará faz um som eclético que abraça todos os ritmos e estilos, desde o samba até o rock. Com um álbum e três singles lançados, os músicos paraibanos começam o mês de novembro apresentando o single araforma que traz a participação do cantor Salomão do Reggae. A música está disponível nas plataformas digitais pelo selo Coletivo Candiero, um projeto que busca a valorização da música cristã feita no Nordeste.


Escrita por Filipe da Guia, o título da música nasceu da junção da palavra ARA, que significa tempo em tupi-guarani, e FORMA, que significa forma mesmo. Com um ar saudosista, araforma usa dos elementos da cultura nordestina para homenagear os mais de 500 anos da Reforma Protestante levando a máxima de que “o protestante está sempre em reforma”.

- Próximo à data em que comemoramos a Reforma Protestante (31/10), a temática e crítica ao envolvimento atual da comunidade reformada/protestante vieram novamente à tona. O compositor faz uma brincadeira com nomes conhecidos da cultura nordestina, como o próprio "Biu" e de como esse está associado ao mestre de obras, pedreiro e etc. Nesse sentido, fazemos uma alusão à reforma, traduzida em "tem que rebocar tudo de novo". A composição também tem um caráter político levando em consideração o atual momento do país, mas sem exaltar caracteres partidários ou polarizados. Isso foi intencional e feito no intuito de apenas levantar a discussão sobre a temática - explica o grupo.

Disponível em todas as plataformas digitais, o grupo Calmará pretende atingir um público diferente propondo uma experiência com novos ritmos e novos timbres, diferentes do projeto anterior - o álbum Calmará, mas que trazem uma certa similaridade em alguns pontos.

 

Ouça o single araforma, do Calmará, nas plataformas digitais: https://onerpm.link/araforma

Categoria:Música

Deixe seu Comentário